segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Mega Sena

Antes de 2010, ou seja, até o penúltimo sorteio de 2009, os sorteios das loterias eram realizados com 02 globos, um para os algarismos das dezenas e outro para os algarismos da unidades.

No globo das dezenas haviam, para o caso da mega sena, 6 bolinhas numeradas de "0" à "5" e no das unidades haviam 10 bolinhas numeradas de "0" à "9". Todas as bolinhas que eram sorteadas voltavam para os respectivos globos.

Havia, entretanto duas peculiaridades neste sistema:

1) Quando se sorteava uma dezena que já havia saído antes, esta dezena era descartada e as bolinhas voltavam aos globos, ou seja, ela não era considerada, pois não se pode ter dezenas repetidas;

2) Quando se sorteava as bolinhas "0" e "0", portato a dezena "00" era considerada como sorteada a dezena "60".

Este sistema antigo podia gerar algumas estatísticas interessantes, como por exemplo, das linhas e colunas, pois, para a determinação das linhas havia um globo e para determinação das colunas havia outro. Dois sistemas distintos.

No sorteio da Mega Sena da Virada de 2009, entrou em uso um novo sistema de sorteio. Neste sistema, todos os dígitos das 60 dezenas da mega sena estão escritos em uma única bolinha, ou seja, todas as 60 dezenas estão em 60 bolinhas.

Acredito que, com essa mudança de sistema, as estatísticas dessas loterias que tinham o sistema antigo, possam sofrer alguma alteração ao longo do tempo.

Futuramente, talvez, venha a fazer um software para efetuar uma comparação entre esses dois sistemas.... Enquanto isso não ocorre, caso algum de vocês, leitores e amigos, souberem de algum programa que já tenha feito isso, por favor, me informe.

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário